Ribeirão Grande

booked.net

Parque Estadual Intervales

Parque Estadual Intervales

O Parque Estadual Intervales foi criado em junho de 1995 com o objetivo de proteger os remanescentes da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Está localizado na área do Contínuo Ecológico da Serra de Paranapiacaba. Em cerca de 40.000 hectares, são encontradas mais de 700 espécies de invertebrados, 49 de peixes, 101 de anfíbios, 44 de répteis, 420 de aves e 121 de mamíferos. O Parque Estadual Intervales está integrado no circuito mundial de observadores de aves e recebe turistas das mais diversas áreas do mundo.

 

Onça Pintada

O prédio, construído parte em tijolo aparente e parte em cantaria de pedra capote, relembra arquiteturas centenárias européias, uma outra característica marcante, era uma parte do telhado feita de folhas da palmeira “Guaricanga” (Geonoma gamiova), uma técnica muito utilizada pelos moradores no passado. Possui dois pavimentos, no piso superior há um hall de acesso a quatro suítes e varanda; no piso térreo há mais quatro suítes. Em 1989, ao lado desta hospedaria foi construído um Centro de Convivência com mão de obra do parque. Estruturado com madeira roliça, foram utilizadas esteiras de taquara-poca para o fechamento das paredes e forro do Centro. O prédio, além de copa e sanitários, conta com salão para atividades de lazer, estudo, reuniões, e eventos para até 120 pessoas. A edificação foi construída na metade da década de 1970, sendo projetada para ser o hospital da vila de Intervales. Em 1985, o prédio foi reformado e adaptado para hospedar funcionários do Banespa passando a ser denominado de “hospedaria”. Em 1987, já como propriedade da Fundação Florestal, continuou a ser utilizado como hospedaria.

 

Pousada Pica-pau

O prédio foi construído em alvenaria, possui dois andares e um subsolo e encontra-se em bom estado de conservação. No piso superior abriga quatro suítes e, no térreo, três suítes, sala de estar com lareira, sala de televisão e lavabo. No subsolo, localizam-se uma suíte, rouparia, copa e salão para jogos e convívio dos hóspedes. Esta pousada é a única que possui uma piscina, construída pelo Banespa e mantida como atrativo para o visitante. A edificação (antiga Sede I) foi projetada em 1975 para ser residência da diretoria do Banespa. Em 1984, com a diretriz de transformar a sede da Fazenda em opção de lazer para os funcionários do banco, o prédio foi reformado para ser a Sede Social. Passou a ser utilizada como hospedaria desde que se tornou patrimônio da Fundação Florestal.

 

Pousada Esquilo

Construída em dois pavimentos, apresenta arquitetura em alvenaria de tijolos e grande parte em pedra capote, uma técnica de cantaria utilizada na construção dos “Encanados” do século XVIII, durante o ciclo do ouro na região. No piso superior estão localizados cinco suítes, sala com lareira e varanda; no piso inferior há uma suíte, copa, sala de jogos e rouparia. Antiga casa de inverno do diretor da Fazenda do Banespa Dr. Reinaldo Saldanha da Gama, (Capitão veterano da Revolução Constitucionalista de 1932), foi edificada na metade da década de 70 com a denominação de “Casa Praia Azul” e posteriormente sendo chamada de “Sede II”.  A partir da gestão da Fundação Florestal passou a ser a residência do administrador da Fazenda Intervales e, posteriormente, destinada a hospedar a equipe técnica em trânsito. Em 2001, após algumas reformas e adaptações foi incorporada ao programa de uso publico, passando a receber os visitantes do PEI, sendo chamada de “Pousada Esquilo”.

 

Pousada da Lontra

Um complexo com 03 torres e um centro de convivência, em frente a um grande lago.

FECHAR CONTINUE LENDO

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Destaques da cidade

História

Destaques

Eventos

Gastronomia

Artesanato

Danças

Catálogo de Ruas

Infraestrutura e serviços

… mais novidades em breve

Previsão do tempo

booked.net

Departamento de Turismo e Cultura

Rua Professora Jacyra Landin Stori, 15
Centro – Ribeirão Grande/SP

(15) 3544-8800

turismo@ribeiraogrande.sp.gov.br