Ribeirão Grande

booked.net

Parque Estadual Intervales

Parque Estadual Intervales

Modelo de Unidade de Conservação e Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Estadual Intervales está localizado no sul do Estado de São Paulo, inserido no Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, protegendo um dos maiores corredores ecológicos de Mata Atlântica do Estado de São Paulo e da Grande Reserva Mata Atlântica. Além de Ribeirão Grande, abrange também os municípios de Guapiara, Sete Barras, Eldorado e Iporanga.

Criado em 1995, com mais de 40.000 hectares, o Parque possui uma enorme riqueza de espécies da fauna e flora, muitas delas ameaçadas de extinção. É referência mundial no circuito de birdwatching, sendo um destino muito procurador por observadores de aves.
Além de oferecer diversos roteiros, com trilhas, cachoeiras e cavernas, o Parque Estadual Intervales possui três pousadas para aqueles que queiram ter a experiência de pernoitar dentro da Unidade de Conservação, em meio à natureza, Centro de Visitantes; Banheiros; Piscina de pedra; Parquinho infantil; Trilhas autoguiadas e trilhas para ciclismo. 

Atualmente o restaurante interno está em reformas, com restaurante ao lado do Parque a cerca de 1 Km no bairro Jabaquara. 

A visita ao Parque Intervales pode ser agendada online através do site: https://intervales.ingressosparquespaulistas.com.br/


Contato/Informações:

Acesso pela Estrada Municipal, km 25, Ribeirão Grande, SP.

Mapa

Como chegar no Parque

Localizado na área núcleo do Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, o parque protege, junto com o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), o Parque Estadual Carlos Botelho, o Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, a Estação Ecológica de Xitué, a APA dos Quilombos do Médio Ribeira e parte da APA da Serra do Mar, o segundo e mais importante corredor ecológico de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Intervales tem várias atrações. Os visitantes podem fazer simplesmente uma pequena caminhada na beira de um lago, a chamada trilha auto guiada, que os levará a admirar o castelo de pedras, a capela de Santo Inácio, a espia, casa do artesão, entre outros atrativos que poderão ser visualizados, ou se aventurar por cavernas e cachoeiras, escolhendo entre mais de vinte trilhas monitoradas em meio à exuberante Mata Atlântica.

Os monitores que acompanham os frequentadores constituem uma atração à parte. Eles são da própria região e possuem um grande conhecimento prático sobre a fauna e flora locais. Alguns são procurados com grande antecedência por pesquisadores e observadores de aves de outros países devido à grande facilidade para encontrar e identificar espécimes raros da fauna.

Os maiores frequentadores internacionais de Intervales são os observadores de aves vindos da Europa e dos EUA. A preservação de espécies como a jacutinga, onça pintada, o mono-carvoeiro e outras que necessitam de muito espaço, só foi possível graças à extensa sequência de parques naturais interligados, ficando distante da costa e avançando pelas serras em variantes de altitude de 60 aos 1.095 metros.

Para os observadores de aves, Intervales tem basicamente 3 grupos de aves que podem ser avistadas: As aves que se são avistadas durante todo o ano, as aves encontradas no verão e as aves encontradas durante o inverno.

Muitos observadores, ornitólogos, fotógrafos e amantes da observação de aves, visitam o parque buscando essa ampla variedade de pássaros. O Parque hoje ultrapassa 400 espécies de aves e mais de 100 espécies de mamíferos registradas dentro do seu território.

Saiba mais sobre intervales

FECHAR CONTINUE LENDO

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Destaques da cidade

História

Destaques

Eventos

Gastronomia

Artesanato

Danças

Catálogo de Ruas

Infraestrutura e serviços

… mais novidades em breve

Previsão do tempo

booked.net

Departamento de Turismo e Cultura

Rua Professora Jacyra Landin Stori, 15
Centro – Ribeirão Grande/SP

(15) 3544-8800

turismo@ribeiraogrande.sp.gov.br