Com gestão da Amigos da Arte e parceria de prefeituras de mais de 100 cidades paulistas, o maior evento de cultura tradicional de São Paulo volta ao formato presencial de 20 a 24 de julho; Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci são alguns dos artistas que participam do festival totalmente gratuito
Dentre os municípios participantes, Ribeirão Grande está presente em mais uma edição do Revelando com suas manifestações culturais, representado pelo o tradicional Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo. A apresentação será no Palco Arena, dia 23 de agosto.
Revelando SP tem artesanato, espetáculos culturais, shows e gastronomia no Parque da Água Branca
Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, está de volta ao formato presencial depois de dois anos de programação online. De 20 a 24 de julho, o evento gratuito acontece no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, e vai contar com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular. Os participantes vêm de mais de cem municípios paulistas, parceiros do Revelando, e a expectativa é de que cerca de 400 mil pessoas compareçam ao festival. Entre outros espetáculos, subirão ao palco do evento artistas como Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci.
“A volta do Revelando SP presencial é muito importante para São Paulo, sua realização estreita e fortalece a cooperação entre estado e municípios, gera emprego, renda e muita visibilidade para os artesãos, culinaristas e artistas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. Desde que passou a ser gerido pela Amigos da Arte, em 2017, o evento mais que triplicou o número de público presente, de 120 mil para 380 mil pessoas em 2019.
As prefeituras são fundamentais para a realização do evento. São elas as responsáveis por identificar e inscrever as tradições locais por meio das chamadas públicas do Juntos Pela Cultura, programa estadual que visa fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo.
A plataforma #CulturaEmCasa, responsável por transmitir online as edições de 2020 e 2021 do Revelando SP, estará pela primeira vez presencialmente no evento. O objetivo é capturar toda a essência do Revelando para a posterior criação de conteúdos e documentários inéditos sobre o maior festival de cultura tradicional de São Paulo. Os vídeos produzidos poderão ser assistidos pelo site www.culturaemcasa.com.br ou pelo aplicativo #CulturaEmCasa disponível nas lojas da Apple Store e Google Play. A plataforma contará com um estande exclusivo para quem quiser conhecer melhor os mais de 5 mil conteúdos disponíveis. O acesso é 100% gratuito.
Revelando SP
Realizado desde 1997 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Revelando SP teve pela primeira vez a execução da Amigos da Arte em 2017. Na ocasião, contando com programação gratuita foi verificado um público de mais de 120 mil pessoas. Em 2018, as 306 atividades atraíram 275 mil pessoas.
No ano seguinte, de volta ao Parque da Água Branca, o Revelando SP proporcionou aos 380 mil visitantes uma experiência imersiva na cultura tradicional paulista. Todo o projeto de implantação teve apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sendo instalados 7.200m2 de piso easyfloor sobre a arena de areia, rampas de acesso e entrega do programa em braile.
O evento contou com a participação de 2.628 artistas e expositores e o investimento obteve retorno econômico total de R$ 94,9 milhões e retorno de mídia no valor de R$ 12,8 milhões, de acordo com a FGV Projetos e a BoxNet.
Em 2020 e 2021 o Revelando SP foi realizado no formato online em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A ação virtual permitiu um registro audiovisual inédito das histórias, personagens, tradições, curiosidades, peculiaridades locais, instrumentos e ferramentas por trás dos produtos e participantes.
Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e do programa Juntos Pela Cultura, além do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar, estimular o desenvolvimento da economia criativa e democratizar a produção cultural por meio de editais, festivais e programas continuados. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Serviço
Revelando SP 2022
De 20 a 24 de julho
Dia 20 de julho, das 10h30 às 20h – Abertura oficial às 18h30
Dias 21, 22, 23 e 24, das 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca, São Paulo – SP
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo, SP
Entrada gratuita
Consulte a programação completa no site: www.revelandosp.com.br
Créditos da matéria: Pridea Comunicação e Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
#Cultura #revelandosp #FandangoDeTamanco #EuAmoRibeiraoGrande