booked.net
  • Notícias

Tradicional Grupo de Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande se Apresenta no Revelando SP 2022

Retomando em formato presencial, o maior evento de cultura tradicional de São Paulo aconteceu entre os dias 20 e 24 de julho no Parque da Água Branca, zona oeste da capital.

Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, volta ao formato presencial depois de dois anos de programação online.

O evento gratuito aconteceu no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, entre os dias 20 e 24 de julho e contou com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular. Os participantes vieram de mais de cem municípios paulistas, parceiros do Revelando.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, através do Departamento de Turismo e Cultura, o grupo foi inscrito no Revelando e apresentou-se no

Palco Arena do evento numa tarde de sábado, dia 23 de julho, por volta das 12h, e como sempre, levando aquele ritmo alegre e contagiante que conquista o público por onde passa.

O Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande

É uma dança cantada e sapateada trazida pelos tropeiros que vinham do Sul com grande influência caipira, uma das mais antigas tradições locais. Era realizado após os mutirões, que eram trabalhos coletivos que envolviam o bairro, por exemplo, uma roçada, com a dança indo da noite até o raiar do dia. Para se dançar o fandango é utilizado viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco de madeira que surgiu na necessidade de produzir o som na hora do sapateado onde apenas homens podem participar. Os tamancos são feitos pelos próprios fandangueiros com o tronco de laranjeira onde o corte feito no meio dá mais resistência ao calçado. As músicas e coreografias falam sobre o dia a dia do homem no campo onde a natureza é o principal tema.

Para preservar essa tradição, foi criada a associação cultural caipira popularmente conhecida como Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo, fundado no ano de 1.964 por Pedro Vilarino Ferreira, conhecido como “Cuitelo”. É formado por crianças, jovens e adultos que trazem essa tradição com muito orgulho e vem se apresentando em várias cidades e eventos, com destaque para o Festival Nacional de Dança em Barretos, TV Aparecida, e presença em todas as edições do FEFOL – festival do folclore da cidade de Olímpia.

Para saber mais sobre a tradição e sobre o grupo de Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande, visite o site bit.ly/fandangodetamanco

Previsão do tempo

booked.net