Ribeirão Grande

booked.net
  • Início
  • Danças
  • Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo da cidade de Ribeirão Grande

Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo da cidade de Ribeirão Grande

Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo da cidade de Ribeirão Grande

O Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande

É uma dança cantada e sapateada trazida pelos tropeiros que vinham do Sul com grande influência caipira, uma das mais antigas tradições locais. Era realizado após os mutirões, que eram trabalhos coletivos que envolviam o bairro, por exemplo, uma roçada, com a dança indo da noite até o raiar do dia. Para se dançar o fandango é utilizado viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco de madeira que surgiu na necessidade de produzir o som na hora do sapateado onde apenas homens podem participar. Os tamancos são feitos pelos próprios fandangueiros com o tronco de laranjeira onde o corte feito no meio dá mais resistência ao calçado, feito até dois números maiores que o pé e o dedo ficam para fora para segurar o tamanco. As músicas e coreografias falam sobre o dia a dia do homem no campo onde a natureza é o principal tema.

Foto: Felipe Scapino | Festival Nacional de Dança Livre da Seth Assessoria

Histórico

O Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo da cidade de Ribeirão Grande foi fundado no ano de 1.964 por Pedro Vilarino Ferreira, conhecido como “Cuitelo”. O grupo, preocupado com a desvalorização e a perda da cultura caipira, formou a Associação Cultural Caipira Cuitelo que visa resgatar as culturas tradicionais da região para futura geração. É formado por crianças, jovens e adultos que trazem essa tradição com muito orgulho e vem se apresentando em várias cidades.

O Fandango é de origem espanhola e chegou até a região através dos Tropeiros, por volta de 1700. Com o passar dos anos essa dança ganhou traços caipiras tornando-se uma das mais tradicionais manifestações culturais do caboclo do campo. O Grupo de Fandango na época contava inicialmente com doze integrantes, agricultores moradores de bairros rurais que aprenderam a dançar com seus pais e avós, mantendo essa tradição de várias gerações passadas.

 Antigamente a dança do Fandango acontecia logo após os mutirões, que era um trabalho coletivo e gratuito, como por exemplo, uma roçada, e a noite como forma de comemoração do trabalho realizado, era oferecido o tradicional Arroz com Frango e o Fandango de Tamanco para todos os que participavam do mutirão. Essas festanças se estendiam até o amanhecer do dia.                            

 Após a fundação, o Grupo iniciou suas apresentações pela região, começando por Itapetininga em um Festival de Folclore e desde então já marcou presença em várias cidades e eventos, entre eles o Festival Nacional de Dança em Barretos, na TV Aparecida, e presença em todas as edições do FEFOL – festival do folclore da cidade de Olímpia.

Apresentação na Festa de Peão de Barretos 2023

Apresentação no FEFOL - Festival do Folclore De Olímpia

Clipe do Fandango de Tamanco em Desenho Animado

Saiba mais sobre o Fandango de Tamanco

Foto: Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo | Vídeo Documentário

Contato com o grupo

15 99700-7436

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Previsão do tempo

booked.net

Departamento de Turismo e Cultura

Rua Professora Jacyra Landin Stori, 15
Centro – Ribeirão Grande/SP

(15) 3544-8800

turismo@ribeiraogrande.sp.gov.br