O Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande
É uma dança cantada e sapateada trazida pelos tropeiros que vinham do Sul com grande influência caipira, uma das mais antigas tradições locais. Era realizado após os mutirões, que eram trabalhos coletivos que envolviam o bairro, por exemplo, uma roçada, com a dança indo da noite até o raiar do dia. Para se dançar o fandango é utilizado viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco de madeira que surgiu na necessidade de produzir o som na hora do sapateado onde apenas homens podem participar. Os tamancos são feitos pelos próprios fandangueiros com o tronco de laranjeira onde o corte feito no meio dá mais resistência ao calçado, feito até dois números maiores que o pé e o dedo ficam para fora para segurar o tamanco. As músicas e coreografias falam sobre o dia a dia do homem no campo onde a natureza é o principal tema.
Histórico
O Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo da cidade de Ribeirão Grande foi fundado no ano de 1.964 por Pedro Vilarino Ferreira, conhecido como “Cuitelo”. O grupo, preocupado com a desvalorização e a perda da cultura caipira, formou a Associação Cultural Caipira Cuitelo que visa resgatar as culturas tradicionais da região para futura geração. É formado por crianças, jovens e adultos que trazem essa tradição com muito orgulho e vem se apresentando em várias cidades.
O Fandango é de origem espanhola e chegou até a região através dos Tropeiros, por volta de 1700. Com o passar dos anos essa dança ganhou traços caipiras tornando-se uma das mais tradicionais manifestações culturais do caboclo do campo. O Grupo de Fandango na época contava inicialmente com doze integrantes, agricultores moradores de bairros rurais que aprenderam a dançar com seus pais e avós, mantendo essa tradição de várias gerações passadas.
Antigamente a dança do Fandango acontecia logo após os mutirões, que era um trabalho coletivo e gratuito, como por exemplo, uma roçada, e a noite como forma de comemoração do trabalho realizado, era oferecido o tradicional Arroz com Frango e o Fandango de Tamanco para todos os que participavam do mutirão. Essas festanças se estendiam até o amanhecer do dia.
Após a fundação, o Grupo iniciou suas apresentações pela região, começando por Itapetininga em um Festival de Folclore e desde então já marcou presença em várias cidades e eventos, entre eles o Festival Nacional de Dança em Barretos, na TV Aparecida, e presença em todas as edições do FEFOL – festival do folclore da cidade de Olímpia.
Apresentação na Festa de Peão de Barretos 2023
Apresentação no FEFOL - Festival do Folclore De Olímpia
Clipe do Fandango de Tamanco em Desenho Animado
Saiba mais sobre o Fandango de Tamanco
15 99700-7436
Compartilhe
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO DE RIBEIRÃO GRANDE
RUA PROFESSORA JACYRA LANDIN STORI, SN – JARDIM BEIRA RIO
RIBEIRÃO GRANDE/SP – CEP 18.315-000 – TEL/WHATSAPP 15 3544-8800
© 2024 • Todos os direitos reservados à Secretaria de Turismo de Ribeirão Grande
Previsão do tempo
Departamento de Turismo e Cultura
Rua Professora Jacyra Landin Stori, 15
Centro – Ribeirão Grande/SP
turismo@ribeiraogrande.sp.gov.br