Localizado no sudoeste paulista, distante a 230 Km da capital, com população de aproximadamente 7,5 mil habitantes, o município fundado em 1993 preserva tradições da cultura caipira com influência tropeira, como a Dança de Fandango de Tamanco, a Casa Grande que é uma construção de taipa datada do século XVIII, e os sítios arqueológicos Encanados, sítios arqueológicos que preservam vestígios da formação do Brasil durante o ciclo do ouro.
A culinária traz receitas típicas tradicionais e pratos consagrados, presentes nas festas e eventos locais e regionais que atraem visitantes de norte a sul para conhecer as delícias da nossa terra, como o famoso Rojão.
Possui os melhores acessos para dois parques estaduais, rotas de cicloturismo dentro e fora desses parques, rotas de turismo religioso, de cavalgadas e passagem da rota Rastro da Serpente. Oferece opções de esporte e lazer como ciclismo, trilhas de jipes e motos, voo livre e corridas.
Seu território possui cerca de 30% de área coberta preservada, sendo portal de entrada para a Estação Ecológica Xitué, PENAP e o Parque Estadual Intervales, no coração do maior corredor de Mata Atlântica preservada do Brasil.
Acesso
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO DE RIBEIRÃO GRANDE
RUA PROFESSORA JACYRA LANDIN STORI, SN – JARDIM BEIRA RIO
RIBEIRÃO GRANDE/SP – CEP 18.315-000 – TEL/WHATSAPP 15 3544-8800
© 2024 • Todos os direitos reservados à Secretaria de Turismo de Ribeirão Grande
Previsão do tempo
Departamento de Turismo e Cultura
Rua Professora Jacyra Landin Stori, 15
Centro – Ribeirão Grande/SP
turismo@ribeiraogrande.sp.gov.br